Um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado ocasionou um princípio de incêndio em uma sala de aula da Universidade Federal do Ceará, em Sobral. O incidente aconteceu na última quinta-feira, 6, por volta das 18h30 no campus Mucambinho, onde funciona o curso de Música. Na ocasião, dois estudantes usavam a sala para praticar violino.
As chamas foram controladas pelos agentes de segurança da instituição com o uso de extintores de incêndio. Ninguém ficou ferido, porém, o pó químico atingiu instrumentos e deixou a sala sem condições de uso.
A professora Yanaêh Mota, docente do curso de Música e uma das responsáveis pela sala de instrumentos de cordas friccionadas, relata que há anos reporta problemas na infraestrutura do campus e defeito no sistema de condicionadores de ar.
Cecília Aragão, estudante de Música, também afirma que parte dos professores a compra de materiais e manutenção de instrumentos. Aluna da UFC desde 2022, ela afirma que a prefeitura do campus foi contatada múltiplas vezes para que fosse feito o reparo no ar-condicionado.
A sala de instrumentos de cordas friccionadas ficou tomada por fumaça e resquícios de pó-químico. Na manhã da sexta-feira, 7, um grupo de alunos e professores se mobilizou para recuperar o espaço e limpar os instrumentos.
Em nota, a Universidade Federal do Ceará disse que o equipamento que iniciou o incêndio estava funcionando e com a manutenção em dia. De acordo com a Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), a partilha de salas de aula entre cursos "deve-se à não conclusão do prédio didático do Campus de Sobral, que inicialmente tinha previsão de entrega até 2017, mas teve as obras interrompidas ao longo de anos."
A instituição ressalta que, no início de 2024, as obras foram retomadas e seguem em curso, com nova previsão de conclusão até fevereiro de 2026. Neste novo prédio, há previsão de salas e estúdios específicos para o Curso de Música, dentre outros espaços.