22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Escola Júlia Catunda passará para tempo integral e novo prédio será construído no bairro Flores

Além de salas de aula, a escola terá uma estrutura composta por biblioteca, laboratórios e quadra poliesportiva

16/06/2024 às 13h24 Atualizada em 16/06/2024 às 13h25
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Thiago Rodrigues/AVSQ
Thiago Rodrigues/AVSQ

Após 80 anos funcionando no histórico prédio situado à rua Maria de Lourdes, no coração do centro de Santa Quitéria, a escola estadual de ensino médio Júlia Catunda passará por novas transformações, que inclui a adoção do ensino em tempo integral e a construção de novas instalações. A nova escola será erguida no bairro Flores, em um terreno próximo ao antigo campo de aviação.

Na sexta-feira (14/06), o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, lançaram o edital de licitação para o Júlia Catunda e outras 37 novas escolas, cujo investimento está previsto em mais de R$ 560 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A ideia, segundo Elmano, é que a licitação seja lançada ainda este ano. Além de salas de aula, a escola terá uma estrutura composta por biblioteca, laboratórios e quadra poliesportiva. As construções serão supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Helene Santos/Casa Civil

O Júlia Catunda é considerada a mais antiga escola em atividade no município e a única da rede estadual local que ainda não estava neste regime integral. Desde o ano passado, já haviam discussões entre Governo do Estado, Crede 07 e Prefeitura Municipal para tratar deste projeto. Um terreno próximo ao fórum, na saída para Hidrolândia, chegou a ser avaliado para sediar o novo prédio, no entanto, o escolhido foi no bairro Flores, cuja área vem recebendo novos investimentos públicos recentemente.  

As obras fazem parte do projeto de universalizar a modalidade de ensino no Estado até 2026. O Tempo Integral faz parte do programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação, englobando jornada prolongada, que amplia as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento dos jovens.

Publicidade
Publicidade
Publicidade