20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Saiba como se tornar mesário voluntário e participar das eleições municipais deste ano

Em todas as eleições municipais, os eleitores maiores de 18 anos podem ser convocados a trabalhar como mesários, seja de forma compulsória ou voluntária

11/07/2024 às 13h52 Atualizada em 11/07/2024 às 17h24
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
Compartilhe:
TRE-CE
TRE-CE

A participação dos mesários voluntários é essencial para garantir a tranquilidade e o funcionamento das eleições no Brasil. Se você quer participar deste processo democrático, ainda há tempo para se inscrever este ano.

Em todas as eleições municipais, os eleitores maiores de 18 anos podem ser convocados a trabalhar como mesários, seja de forma compulsória ou voluntária. No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), cerca de 70 mil eleitores serão convocados, sendo 20 mil apenas em Fortaleza.

“Vi o chamado na TV, achei interessante, fiquei curiosa a princípio, resolvi me voluntariar, me inscrevi no site e desde então passei a ser mesária voluntária”, relata Sara Gleiciane, que começou aos 18 anos.

Para quem deseja participar, é possível se voluntariar no momento do cadastro eleitoral ou posteriormente, através da página do TRE. No site, um banner orienta passo a passo como se inscrever e informa os critérios, incluindo a idade mínima de 18 anos.

Os mesários voluntários desfrutam de benefícios como dois dias de folga por turno eleitoral, auxílio alimentação, pagamento de R$ 60 por dia trabalhado e isenção da taxa de inscrição em concursos públicos. Além disso, a participação como mesário é reconhecida como hora complementar em instituições de ensino.

“Ele é a nossa representação no dia da eleição. Eles fazem parte da mesa receptora de votos e tem uma função primordial no dia da votação”, relata Eduardo Pontes, coordenador de atendimento ao eleitor. Durante as eleições, os mesários são fundamentais na mesa receptora de votos, desempenhando um papel crucial no dia da votação. Caso não possam comparecer, os convocados têm cinco dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral.

Eleições 2024
Sobre o blog/coluna
Página especial com a cobertura das Eleições 2024, onde acompanharemos de perto os acontecimentos políticos que moldarão o futuro da nossa cidade.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade