A Enel Distribuição Ceará quer diminuir o tempo de atendimento, principalmente em situações de emergência, em até 20%. A meta, conforme explicado pelo presidente da companhia no Estado, José Nunes Almeida, será atingida com a contratação de novos funcionários.
Até 2026, por exemplo, 1.800 novos profissionais reforçarão as equipes de campo. A primeira turma foi apresentada nesta quinta-feira, 11, e estão sendo formados trabalhadores para o suporte de emergência, manutenção e combate às perdas.
Só neste ano, já foram contratados cerca de 30 novos funcionários, sendo que, até o fim de 2024, a empresa chegará a 530 novos colaboradores. A grande maioria vai trabalhar em Fortaleza, porém, também foram contemplados os municípios de Itapipoca e Sobral. Além disso, serão incorporados 120 novos veículos para agilizar o apoio aos clientes.
De acordo com presidente da Enel no Ceará, a internalização de eletricistas é muito importante para atender à demanda no momento mais crítico, ou seja, quando há falta de energia e o cliente liga para o restabelecimento dessa energia. Além disso, também comentou um problema recorrente na empresa: os roubos dos cabos de energia. No ano, por exemplo, a perda total dos fios chega a 240 km.
Sobre a renovação do contrato da distribuidora com o Governo Federal, em 2028, José Nunes Almeida explicou que, no momento atual, há condições razoáveis para essa renovação. "Envolve um processo de médio prazo com vários aspectos a serem considerados tanto por nós quanto pelos outros grupos do Brasil. Em princípio, estamos em um momento de melhoria, visando elevar a qualidade do serviço e a satisfação de nosso corpo técnico."
O plano, conforme já anunciado pela companhia, também terá investimentos de R$ 4,8 bilhões no período de 2024 a 2026, em toda a área de concessão, o que representa uma média anual de R$ 1,6 bilhão. O aumento é de cerca de 44% em relação à média anual de investimentos dos últimos seis anos.