A 3ª Feira da Agricultura Familiar de Santa Quitéria acontece até as 23h desta sexta-feira (12/07). São cerca de 60 feirantes vindos de diversos assentamentos, que se reúnem na praça do Bradesco para expor e vender galinhas caipiras, ovos, bolos, queijos, verduras, legumes e outros produtos artesanais. No momento, também há atrações musicais tocando forró durante todo o dia.
Essa feira é realizada pelo Instituto Veredas da Cidadania, com a articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que buscam incentivar a comercialização dos produtos que a agricultura quiteriense produz. O líder local do MST, Gleison Mendes, afirma que a humanidade está precisando de alimentos saudáveis. “Hoje a maior contradição que tem é a questão de consumir alimentos com agrotóxicos, gerando câncer e vários problemas de saúde na população. E aqui, a agricultura familiar produz o alimento que realmente corresponde ao metabolismo de vida das pessoas”, comenta.
Dentre os assentamentos presentes, estão Juá, Cacimba Nova, Roseli Nunes, Piabas, Picos de Cima, Raposa, Grossos, Bela Vista, Nova Brasília e a colônia de pescadores. Gleison também compartilha que esse momento é simbólico pelo fato de trazer um projeto de sociedade que é baseado na agricultura.
Ele convida os quiterienses para comparecer à feira, e prestigiar quem “está na labuta todo dia no campo, produzindo alimento para colocar na mesa do povo da cidade”.