23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Estudo indica melhor horário para tomar remédio contra pressão alta

Estudo divulgado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia contraria indicação anterior sobre melhor horário para remédio de pressão

31/08/2024 às 15h21
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma pesquisa apresentada, neste sábado (31/8), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2024, contraria recomendação anterior que apontava o horário noturno como o mais indicado para tomar medicamentos contra a pressão alta.

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O coração dos pacientes com hipertensão é obrigado a exercer um esforço maior para realizar a circulação de sangue no corpo.

Apesar de ser facilmente controlada com medicações, a pressão alta é um dos principais fatores de risco para acidentes vascular cerebrais, infartos, aneurismas arteriais e insuficiências renal e cardíaca.

Partindo de estudos que apontaram maior prevalência de eventos cardíacos associados a episódios de pressão alta à noite, os cientistas decidiram avaliar se tomar os remédios nesse horário provocaria alguma redução de risco para os pacientes.

Eles acompanharam por cinco anos cerca de 4 mil voluntários idosos que faziam uso de medicações para o controle de pressão alta. Ao final do período, os pesquisadores informaram que não conseguiram encontrar associações importantes entre o horário que os pacientes tomavam os remédios e os eventos clínicos pelos quais passaram no período.

“Sabemos que a pressão alta normalmente segue um ritmo circadiano que atinge o pico após acordar e diminui durante o sono. Eventos cardiovasculares importantes, como infarto do miocárdio e derrame, estão mais fortemente associados à pressão alta à noite. Se a redução preferencial da pressão alta noturna poderia reduzir o risco cardiovascular foi estudado anteriormente, mas com resultados variados. O nosso ensaio mostrou que, embora a dosagem noturna fosse segura, não transmitia nenhuma vantagem adicional”, afirmou o professor Scott Garrison, da Universidade de Alberta, segundo comunicado de imprensa distribuído pela organização do congresso.

De acordo com o líder do trabalho, após a pesquisa, a ideia de que existe um momento certo para tomar os remédios contra pressão pode ser descartada e o paciente deve optar pelo horário que tem menos chance de esquecer a medicação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade