Neste sábado (31/08), uma situação incomum foi registrada no distrito de Sangradouro, no limite dos municípios de Santa Quitéria e Varjota. Candidatos a prefeito das duas cidades entraram em conflito pela realização de eventos eleitorais na localidade, levando a Justiça Eleitoral a intervir para resolver o impasse.
O distrito, embora pertencente a Santa Quitéria, possui uma proximidade significativa com Varjota. Devido a essa proximidade, muitos moradores costumam votar e utilizar serviços básicos em Varjota, o que intensifica a presença e a influência da política varjotense. Por outro lado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 545 eleitores de Sangradouro votam em Santa Quitéria.
Diante dessa situação, a Justiça Eleitoral considerou "razoável" permitir a realização de propaganda eleitoral lá por candidatos do território vizinho. O candidato Elmo Monte (PSB) havia protocolado no dia 28 um pedido para realizar uma caminhada eleitoral, programada para ocorrer à noite. Já o candidato Tomás Figueiredo (MDB) protocolou no dia seguinte uma solicitação semelhante, também para um evento noturno.
Para resolver o impasse, os juízes Bruno dos Anjos, da 65ª Zona Eleitoral, e Maria Anita Araruna Corrêa Dias, da 54ª Zona Eleitoral, decidiram que apenas um evento poderia ser realizado, a fim de preservar o sossego da população e garantir a segurança pública. Com base no critério de preferência, o direito de realizar foi concedido a quem protocolou primeiro a solicitação junto à Polícia Militar, neste caso, Elmo Monte.