Pelo menos 162 postes de energia no Ceará foram derrubados em colisões com veículos durante o primeiro semestre de 2024, conforme dados da Enel Ceará, empresa responsável pelo fornecimento elétrico do Estado. Ao todo, 132 mil cearenses tiveram o serviço temporariamente interrompido devido a acidentes do tipo.
De todos os 184 municípios do Ceará, Fortaleza, Aquiraz e Acopiara foram os mais afetados, com destaque para a Capital, que concentra 45% dos registros de quedas de energia, com 60 mil clientes prejudicados no ano. Segundo o responsável pelos serviços de manutenção da Enel Ceará, Marcelo Gomes, esses acidentes estão entre os responsáveis pelas oscilações de energia, registradas com certa frequência na Cidade.
O profissional explica que a interrupção do serviço por um curto período de tempo faz parte de um processo automatizado do sistema de abastecimento, que detecta eventuais falhas, como a queda de postes ou rompimento de fios, e desvia a rede elétrica dos clientes para outra fonte de energia.
“Nós temos no Ceará mais de cinco mil equipamentos na rede que fazem esse trabalho de recomposição. Naquele setor danificado, a gente isola aquele ponto e desloca o cliente para outra rede interligada que vai atender e trazer esse suprimento de energia para o cliente de volta. Essa oscilação de dois, cinco ou dez minutos, faz parte desse sistema de recomposição automatizada”, pontua.
Questionada acerca dos valores totais dessa composição, a Enel informa que o prejuízo varia de acordo com o tipo de poste derrubado e níveis de avaria causados. Segundo a empresa, os valores oscilam entre as casas dos milhares de reais.