22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Bombeiros fazem resgate de vaca que caiu em cacimba de sete metros de profundidade

O animal foi retirado sem ferimentos aparentes pelos agentes e devolvido em segurança ao seu proprietário.

19/09/2024 às 09h58
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na última terça-feira (17), os bombeiros militares do Ceará realizaram o resgate de uma vaca que havia caído em um cacimbão de sete metros de profundidade, na cidade de Sobral, na região norte. O animal foi retirado sem ferimentos aparentes pelos agentes e devolvido em segurança ao seu proprietário.

O incidente ocorreu por volta das 11h20, quando os bombeiros foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para atender a uma ocorrência na localidade de Sítio Córrego. Segundo o solicitante, a vaca havia caído no poço profundo e o proprietário precisava de ajuda para efetuar o resgate.

Ao chegarem no local, os bombeiros montaram um sistema de multiplicador de força com o uso de polias, mosquetões e cabos, para erguer o animal com cuidado. “Cuidadosamente, os militares içaram o animal ileso para fora do cacimbão, garantindo sua segurança”, explicou o tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Moraes, comandante do 3º BBM.

O Corpo de Bombeiros destaca um aumento significativo nas operações de resgate de animais em 2024. De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 8.175 resgates, um crescimento de 2,01% em relação ao mesmo período de 2023. Serpentes lideraram o número de ocorrências em agosto, com 454 jiboias resgatadas. Gatos, iguanas, cassacos e cães também estão entre os animais mais socorridos.

A corporação reforça a importância da prevenção para evitar acidentes envolvendo animais silvestres. “Manter distância de serpentes e outros animais potencialmente perigosos é crucial”, alertam os bombeiros. Além disso, o CBMCE recomenda medidas preventivas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, e fechar corredores estreitos. Essas ações ajudam a proteger tanto a fauna quanto a população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade