Após a repercussão nacional da concentração de urânio encontrada na água de poços do distrito de Trapiá em Santa Quitéria, o governador Elmano de Freitas sinalizou, pela primeira vez, que o Estado pode rever o apoio ao Projeto Santa Quitéria. A fala foi feita nesta segunda-feira (21/10) em entrevista ao jornal O POVO, e surpreende, depois de todos os governos – inclusive, o dele – apoiarem integralmente a exploração da jazida de Itataia.
“O meu parecer será acatar aquilo que os cientistas disserem, que é aquilo que pode ser feito com segurança máxima à saúde da população. Prioridade: a saúde da população. Se a exploração da usina não comprometer e ficar demonstrado que não compromete, aí nós podemos manter o acordo”, declarou. O parecer a que ele se refere é o que será feito em conjunto com o Ministério da Saúde acerca da potabilidade da água de toda a Santa Quitéria, que considera também a testagem das pessoas.
Ver essa foto no Instagram
O memorando assinado entre Governo do Estado e o Consórcio Santa Quitéria assegura infraestrutura de apoio para o complexo, como a pavimentação da CE Itataia a Lagoa do Mato e a adutora via açude Edson Queiroz.
“Penso que um governador responsável dar vez e voz aos cientistas para que eles nos digam quais são as medidas, que relacionamento isso pode ter com a usina, em que medida a usina pode ou não agravar uma situação como essa”, reforçou Elmano.
O governador aproveitou para ratificar que a água que abastece a sede do município, através do açude Edson Queiroz, não apresenta nenhum comprometimento a respeito da potabilidade e prometeu rever as medidas emergenciais adotadas para Trapiá.