Está previsto para amanhã (23/10), a chegada em Santa Quitéria de uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). Os especialistas farão um protocolo de pesquisa entre os moradores do município, conforme solicitado pelo Governo do Estado, após a descoberta de urânio no distrito de Trapiá.
Inicialmente, envolverá entrevistas e em seguida, pode necessitar da coleta de material biológico. Os trabalhos serão acompanhados pela Secretaria Estadual de Saúde. Antes de partirem para a cidade, eles terão uma reunião em Fortaleza com a titular da pasta, Tânia Mara Coelho e com o secretário-executivo de Vigilância em Saúde Antonio Lima Neto (Tanta).
O parecer também deve considerar a testagem da água em outros pontos de Santa Quitéria, bem como situação de exposição dos moradores ao urânio. O quadro é acompanhado por outros ministérios, como Integração Regional e Meio Ambiente.
A partir destes resultados, embasará o novo posicionamento do Estado acerca da exploração da mina de Itataia, com prioridade “segurança máxima à saúde da população”.