Passado um mês da eleição, os olhares da política de Santa Quitéria começam a se voltar para os mandatos que se iniciam a partir de 1º de janeiro de 2025. Diferentemente de anos anteriores, quando o clima era de disputa acirrada, desta vez, o ambiente da Câmara Municipal é descrito como mais estável e, segundo bastidores, já definido.
O atual presidente Joel Barroso (PSB), é dado como certa a sua permanência no cargo. Reeleito para o terceiro mandato com 1.767 votos, ele conta com o apoio dos outros seis vereadores que compõem a base governista, bem como a simpatia e aceitação por parte da bancada de oposição, o que pode resultar em uma eleição unânime, repetindo o ocorrido em 2022, quando Joel foi reconduzido por todos os 13 vereadores.
Caso o cenário se confirme, o filho do prefeito Braguinha assumirá a presidência da Casa pela quarta vez. Reconhecido por colegas como de perfil conciliador, Joel é apontado como um líder que conduz a Casa dentro do respeito e diálogo.
Antes desta eleição, a nova composição de vereadores quiterienses já tem um compromisso marcado, para 19 de dezembro, quando serão diplomados em solenidade da Justiça Eleitoral.