Um cachorro foi encontrado esfaqueado em Santa Quitéria nesta quarta-feira (06/11), no bairro Pereiros. Um morador encontrou o animal em estado crítico e o levou à uma clínica veterinária por volta de 11h30, para passar por uma cirurgia, mas ele não resistiu aos ferimentos. O autor do crime ainda não foi identificado.
Segundo Maria do Carmo, voluntária da ONG Animais Indefesos, o cachorro foi levado até ela por um jovem que o encontrou ensanguentado. "Encaminhamos o animal imediatamente, onde ele passou por uma cirurgia de emergência, mas infelizmente, após quase duas horas ele faleceu", relatou. Ela agora busca justiça para o caso e está tentando uma audiência com o promotor, onde acionará o Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
A veterinária Bianca Torres, que atendeu o animal, descreveu o estado crítico em que ele chegou. "Ele chegou muito ofegante, com sinais evidentes de dor. Durante a cirurgia, foi identificado que o fígado e o rim estavam perfurados. Apesar dos esforços da equipe, o animal sofreu três paradas cardiorrespiratórias, sendo reanimado nas duas primeiras tentativas. No entanto, na terceira não resistiu”. Ela ainda destaca que casos de maus tratos são comuns na cidade.
Desde a aprovação da Lei 14.064/2020, a punição para quem comete crimes contra cães e gatos foi intensificada. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Em casos em que o crime resulta na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço, uma tentativa de desestimular a violência e garantir maior proteção aos animais.