24°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Prefeito tenta retirar poço de comunidade onde adversário teve mais votos e MPCE é acionado

O poço está funcionando normalmente após a tentativa, como informaram órgãos oficiais. Prefeito nega intenção política

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: O POVO
29/11/2024 às 11h17
Prefeito tenta retirar poço de comunidade onde adversário teve mais votos e MPCE é acionado
Via WhatsApp/ O POVO

A Prefeitura de Poranga, distante 349,67 quilômetros de Fortaleza, tentou mover de local um poço de água potável que fica localizado no distrito de Cachoeira Grande, bem perto da divisa com o Piauí. O local fica a cerca de 48 quilômetros da sede do Município.

Segundo O POVO apurou, máquinas da Prefeitura foram ao local, com a presença de um secretário da gestão, para iniciar os trabalhos para fechar o poço e levar os equipamentos para outro lugar. O caso gerou alarde na população e mobilizou o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

O promotor de Justiça José Arteiro, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Crateús, esteve no local e, após tomar conhecimento do fato, adotou medidas sobre a situação. “O membro do MPCE foi ao Distrito de Cachoeira Grande e verificou que havia máquinas da Prefeitura de Poranga para retirar o poço profundo do local”, ressaltou o Minustério Público, por nota.

Após a constatação, o promotor de Justiça expediu recomendação e entregou pessoalmente ao prefeito, Carlos Antônio (PT), requerendo a permanência e funcionamento do poço profundo. Diante do documento, conforme o MPCE, o prefeito garantiu que iria "cumprir o recomendado".

O equipamento é recente na região. Ele foi perfurado e instalado pelo Governo do Estado do Ceará no mês de junho deste ano e mantém a marca da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).

“A região apresenta problemas de abastecimento e a obra viabilizava uma maior segurança hídrica para a população da comunidade”, explicou o órgão. O ato foi considerado como “vandalismo” pela pasta estadual, que informou que o poço está funcionando normalmente.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Igor nem teve a maioria dos votos na região. Ele tirou 151 votos, enquanto o petista teve 172 votos e venceu a eleição com 52% dos votos gerais do Município. Foi uma diferença de 21 votos no distrito. A eleição em Poranga teve 8.304 votos totais, com 504 votos entre Roberto e Igor.

O prefeito foi contatado e conversou sobre o caso. "Esse poço é afastado das casas. Eu queria puxar a instalação do poço pras casas mais próximas. É mentira (sobre desinstalarem)”, ressaltou.

Ele alegou que a família que é dona do local em que o poço está localizado queria se “apossar”, do equipamento e, por isso, houve a tentativa de mudar a instalação.

Ele ressaltou ainda que um fiscal irá ao local e apontou que todos os poços são de responsabilidade do Município. O objetivo (da ação) seria instalar a água para as residências.