O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta terça-feira (3), que o Governo do Estado vai antecipar o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais do Ceará para o dia 13 de dezembro. Em publicação nas redes sociais, o gestor sublinha que isso vale para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Segundo Elmano, com o pagamento das folhas de do mês de dezembro, o pagamento do 13º salário e o repasse de janeiro (a ser depositado no fim do mês), a projeção é injetar cerca de R$ 2,7 bilhões na economia cearense. “Aproveito para agradecer a todos os integrantes do funcionalismo público estadual pelo empenho ao longo deste ano!”, pontuou ainda.
Em vídeo, ao falar sobre o assunto, Elmano ainda destacou que o repasse do fim do mês representará R$ 1,1 bilhão, referente ao mês de dezembro. “Portanto, nós vamos estar colocando na economia 2,7 bilhões de reais do recurso do suor sagrado do povo cearense, em reconhecimento aos nossos servidores públicos. Queremos cada vez mais valorizar, reconhecer e agradecer a todo o trabalho que cada servidor e servidora fez durante esse ano atendendo ao povo cearense, prestando o serviço público.”
O valor do 13º salário é proporcional ao tempo de serviço durante o ano. Um trabalhador registrado em agosto, por exemplo, receberá a fração correspondente ao período entre a admissão e dezembro. Já o pagamento integral só ocorre para aqueles que completaram 12 meses de trabalho para o mesmo empregador.
O 13º salário pode ser pago em até duas parcelas: a primeira deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Cada parcela equivale a 50% do valor total do benefício. A segunda parcela, porém, é sujeita a descontos legais, como Imposto de Renda e contribuição previdenciária.