24°C 32°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ceará tem alerta para chuvas intensas e trovoadas entre a madrugada e manhã de quarta-feira, 4

A previsão indica chuvas em todo o Estado nos próximos dias, com temperaturas de até 36°C em algumas regiões

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
04/12/2024 às 00h23
Ceará tem alerta para chuvas intensas e trovoadas entre a madrugada e manhã de quarta-feira, 4
Foto: Antônio Deujaci

Todo o território cearense tem condições para chuvas intensas entre a madrugada e manhã de quarta-feira, 4. O aviso meteorológico emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destaca risco de chuvas fortes no Litoral de Fortaleza e no Cariri, onde há possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Nessas áreas, com risco médio para chuvas intensas, a probabilidade de ocorrência de chuvas fortes varia de 41% a 70%.

Nas demais regiões do Ceará, também há chance de chuvas intensas, com probabilidade de 20% a 40% (risco potencial). Nesses locais, também não se descarta a ocorrência de descargas elétricas e ventos fortes.

A previsão aponta para céu nublado a parcialmente nublado e chuva em todas as macrorregiões durante a madrugada, com possibilidade de trovoadas isoladas no Litoral de Fortaleza, Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns. Pela manhã, o céu seguirá nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as regiões e possibilidade de trovoadas isoladas no Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, a previsão para os próximos dias aponta para chuvas em todo o estado do Ceará, com as mais fortes concentradas nas macrorregiões do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, especialmente durante as tardes, noites e madrugadas.

Essas chuvas estão associadas à atuação do VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), cujo núcleo estará localizado na costa leste do Nordeste, com sua borda oeste sobre o Ceará, favorecendo o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e chuvas em todas as macrorregiões do estado. Além disso, o sistema de brisa deve contribuir para a formação de áreas de instabilidade.