O município de Santa Quitéria, último a integrar o Consórcio Público dos Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús, trabalha na construção de sua Central Municipal de Resíduos, equipamento considerado essencial para o tratamento adequado de materiais recicláveis e compostáveis. A iniciativa busca evitar o envio desses resíduos ao lixão, além de oferecer melhores condições de trabalho aos catadores locais.
O assunto foi discutido durante a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, realizada ontem (09) pelo Consórcio, com a participação de representantes dos nove municípios consorciados.
O prefeito Braguinha informou que a previsão para conclusão da obra é de, no máximo, seis meses. Segundo Ana Paula Tavares, superintendente do Instituto do Meio Ambiente (IMASQ), as obras começaram em novembro com a preparação do solo, incluindo escavações. “Até março ou maio, a gente tá querendo terminar e todos os catadores que hoje se encontram na rua, vão estar dentro dessa central, trabalhando lá dentro”, afirmou.
Quando entrar em funcionamento, a Central de Resíduos será responsável por tratar os materiais recolhidos nas ruas, separando-os de acordo com suas características para maximizar o valor comercial e o aproveitamento dos itens descartados.