O juiz da 2ª Vara Cível de Sobral, Aldenor Sombra de Oliveira, indeferiu uma ação interposta pelo Ministério Público, que pedia a suspensão da posse do prefeito de Varjota Elmo Monte como presidente do Consórcio de Saúde da Microrregião de Sobral, bem como a nomeação interina do prefeito eleito de Sobral Oscar Rodrigues a frente do órgão.
O magistrado entendeu que a eleição realizada no último 28 de novembro, validada pela maioria dos municípios consorciados, ocorreu de maneira regular e legal.
"A eventual anulação da Assembleia e a posse do presidente eleito, importaria num indesejável tumulto e descontinuidade do serviço público, visto que já se sabe com certeza absoluta que o atual presidente encerrará o seu mandato de prefeito de Sobral no próximo dia 31/12/2024", pontuou Aldenor. A chefia atual é comandada por Ivo Gomes.
Elmo declarou que segue "à disposição para contribuir com os interesses coletivos que envolvem a saúde pública da microrregião" e reforçou o compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito às normas que regem a atuação do CPSMS.
No próximo 1º de janeiro, além de tomar posse para seu segundo mandato de prefeito, assumirá também esta árdua missão, fato que demonstra o seu prestígio na região, tendo em vista que foi eleito pelos prefeitos dos municípios consorciados.