A Câmara Municipal de Sobral aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, 6, a revogação da Taxa do Lixo. A sessão contou com a presença de todos os vereadores, que decidiram pela extinção da cobrança que foi instituída durante a gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB). Foram 21 votos favoráveis para acabar com a taxa.
Os vereadores aprovaram o projeto de lei enviado pelo prefeito, Oscar Rodrigues (União Brasil), que encaminhou a revogação no segundo dia de gestão.
A taxa gerou, desde a implementação, críticas da população. O tributo foi anunciado em outubro de 2023, mas só começou a ser cobrado em Sobral em abril do ano seguinte, em 2024.
“Quero agradecer a todos os vereadores que votaram lá atrás contra a Taxa do Lixo. E agradecer aos que, neste momento, viram e entenderam a situação e o que a taxa do lixo fez na população sobralense. Sou muito feliz de estar neste local, podendo votar e ajudar a derrubar essa taxa que maltratou muito a população sobralense", ressaltou o presidente da Câmara de Sobral, o vereador Chico Joia Júnior (União).
Oscar celebrou a aprovação e aproveitou para alfinetar adversários. "Esta é a melhor resposta, principalmente para aqueles que achavam que seria impossível acabar com a Taxa do Lixo no primeiro mês da nossa gestão", escreveu nas redes sociais. Ele apontou que é "mais um compromisso que estamos honrando com a população".