A Receita Federal emitiu um alerta sobre uma modalidade de golpe que vem sendo aplicada em meio às fake news sobre uma suposta cobrança de taxa sobre transferências Pix. Criminosos têm aproveitado a disseminação de informações falsas sobre o tema para enganar cidadãos, citando uma taxa que não existe e fingindo ser agentes da Receita.
Os golpistas entram em contato com as vítimas, falando de uma suposta taxa para transações em valores acima de R$ 5 mil. A Receita esclarece que não existe tributação sobre o Pix – e nem vai existir, uma vez que a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira. “O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento”, explica o órgão.
A orientação, em caso de recebimento de mensagem suspeita, é procurar os canais oficiais da Receita Federal. “Evite agir por impulso, principalmente se houver ameaças de bloqueio ou cobrança inesperada”, orienta ainda.
A Receita destaca que é fundamental que os cidadãos estejam atentos às tentativas de golpe e sigam as seguintes orientações:
Destaca ainda que a disseminação de fake news em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, facilita o trabalho dos golpistas. Antes de compartilhar qualquer mensagem: