Um cachorro foi assassinado por disparos de uma arma de pressão neste domingo (26), em Mauriti, na região do Cariri, no Ceará. Conforme o Instituto Mauritiense de Proteção Animal (IMPA), uma cadela também foi gravemente ferida.
O caso aconteceu no distrito de Buritizinho. A cadela precisará passar por uma cirurgia para remover o projétil alojado no corpo. Este é o segundo caso de maus-tratos a animais em menos de quatro dias em Mauriti. Na quinta-feira (23), um cachorro foi arrastado por um carro.
"Esses atos de violência chocam, revoltam e entristecem. Não há justificativa para tamanha maldade. Animais são seres indefesos que confiam nos humanos, e atitudes como essas não só desrespeitam a vida, mas também refletem a necessidade urgente de uma sociedade mais consciente e empática", diz a nota do IMPA.
Os casos denunciados pelo IMPA acontecem quatro dias depois de outra situação de maus-tratos a um animal registrado em Mauriti. Na quinta-feira (23), um cachorro morto foi arrastado na traseira de um carro pelas ruas da cidade. De acordo com Francisco das Chagas Severiano, presidente da instituição e servidor do Centro de Zoonoses de Mauriti, o homem que teria praticado a ação tinha resolvido levar o animal, que já estava morto em uma praça da cidade, para descartar o corpo em outro lugar.
Ainda conforme o instituto, o cachorro já estava morto antes de ser arrastado e já apresentava inchaço durante o episódio flagrado pelas imagens. Informações da população perto da praça também ajudaram a instituição a constatar que o cachorro já se encontrava sem vida.
A Polícia Civil do Ceará apura o caso após denúncia de maus-tratos a animais, com informações recebidas por meio da Delegacia Eletrônica. Conforme o órgão, a investigação fica a cargo da Delegacia Municipal de Mauriti.