20°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Larittrix, cearense de 19 anos apaixonada pela Astronomia, entra para a Forbes Under 30

Maria Larissa Ferreira Paiva já detectou 25 asteroides, identificou mais de 2 mil galáxias e foi a primeira astronauta análoga

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
10/02/2025 às 02h55
Larittrix, cearense de 19 anos apaixonada pela Astronomia, entra para a Forbes Under 30
Foto: Naiara Costa

Aos 19 anos, a cearense Maria Larissa Ferreira Paiva, também conhecida nas redes sociais como Larittrix, entrou para a lista da Forbes Under 30, sendo destaque na categoria Ciência e Educação. O reconhecimento veio após anos de dedicação aos estudos de astronomia. A lista foi publicada pela revista Forbes no fim de 2024. “Esse reconhecimento não é só meu — é de todos que acreditam que a ciência pode mudar vidas!”, comemorou a jovem em suas redes sociais.

A estudante já detectou 25 asteroides, identificou mais de 2 mil galáxias e foi a primeira astronauta análoga do estado (termo usado para se referir a pessoas que realizam simulações de missões espaciais sem sair da Terra). Seu trabalho ganhou reconhecimento nacional e internacional, tornando-a inspiração para jovens cientistas, especialmente meninas que sonham em ingressar no mundo da ciência. Atualmente é embaixadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Aos oito anos, Larissa observou a constelação de Órion, conhecida popularmente como "Três Marias". Sem saber que esse era o nome das estrelas, questionou sua avó sobre os astros. Esse momento despertou sua curiosidade e a fez buscar conhecimento por conta própria, iniciando assim sua paixão pela astronomia. Em entrevista à revista Forbes, Larissa disse: “Eu cresci fazendo perguntas sobre o mundo ao meu redor, mas nunca me conformei com as respostas”.

Sem acesso inicial à internet, a jovem cientista buscava respostas em livros didáticos e auxílio dos professores para aprender. Em 2018, aos 13 anos, com a chegada de uma lan house em sua cidade, teve a oportunidade de aprofundar seus estudos de forma autodidata, utilizando recursos online para expandir seu conhecimento. 

Atualmente, Larissa quer cursar uma faculdade nos Estados Unidos para aprofundar os estudos em astronomia e astrobiologia, com o foco em exoplanetas e formação estelar.