O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quinta-feira (20) um plano de metas para reduzir a criminalidade no Ceará. O objetivo é reduzir em 15% o número de roubos e em 11% a taxa de homicídios durante 2025.
Caso a meta seja alcançada, profissionais da segurança pública terão "reconhecimento financeiro e funcional". "Nós vamos pontuar aqueles policiais daquela região que diminua homicídios e roubo e vamos também garantir um reconhecimento financeiro de até R$ 6 mil por ano para aqueles que alcançarem essa meta", disse o governador durante entrevista à TV Verdes Mares.
Para ajudar no trabalho, os agentes utilizarão a tecnologia para monitorar os índices de criminalidade em cada região. "Vamos melhorar a qualidade da informação, vamos estimular o planejamento integrado, monitorar. Mas, acima de tudo, também reconhecer o esforço dos profissionais que conseguirem alcançar essa meta mais desafiadora para a redução da violência no nosso estado", comentou o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá.
Além da redução do número de mortes e roubos, a pasta também quer melhoras os índices do Corpo de Bombeiros e aumentar o número de laudos emitidos pela Perícia Forense.
Cumprindo 100% das metas em cada ciclo, policiais civis e militares, bombeiros militares, peritos e auxiliares de perícia poderão ser contemplados com gratificação individual e ascensão funcional. O investimento anual para isso é de R$ 160 milhões.