21°C 28°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Moradores relatam ataques a mais de 140 criações por cães de caça no interior de Santa Quitéria

De acordo com eles, uma matilha de cerca de 12 cães ataca os rebanhos em diferentes horários, e os proprietários acabam encontrando depois os animais feridos

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
28/02/2025 às 08h23 Atualizada em 28/02/2025 às 08h24
Moradores relatam ataques a mais de 140 criações por cães de caça no interior de Santa Quitéria
Foto: Quitéria Ivana Soares/AVSQ

Moradores próximos ao distrito de Sangradouro, em Santa Quitéria, relatam ataques frequentes a criações em suas propriedades. Segundo os relatos, em um ano, pelo menos 140 animais, entre ovelhas, bodes e bezerro, foram mortos por cachorros de caça. Entre os afetados, um agricultor registrou a perda de 20 animais desde janeiro.

Os ataques ocorrem principalmente nas localidades Pindoba, Pau Branco, São Domingos, Caraúbas, Vieiras e Bélgica. De acordo com eles, uma matilha de cerca de 12 cães ataca os rebanhos em diferentes horários, e os proprietários acabam encontrando depois os animais feridos ou já mortos. O prejuízo estimado, por baixo, é de R$ 36 mil.

Diante da situação e temendo novos prejuízos, um grupo de 17 pessoas acionou a ONG Animais Indefesos, que levou o caso ao Instituto de Meio Ambiente (IMASQ). Na manhã de ontem, uma equipe do órgão esteve na região para avaliar o fato e verificar possíveis locais onde os cães costumam permanecer.

Confira reportagem no local

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Uma cadela foi identificada e trazida para o abrigo na sede, e foi pactuado colaboração com a comunidade. A ONG defende como uma das alternativas a captura e castração dos animais, visando evitar a reprodução da matilha.