O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou na tarde desta quinta (27) que efetuou o pagamento de R$ 50 milhões para a Operação Carro-Pipa. Pipeiros do Nordeste, incluindo do Ceará, informaram que não recebem pagamentos pelos seus serviços desde dezembro de 2024 e afirmaram que, caso a situação não fosse regularizada até a próxima semana, parariam as operações.
Para o pagamento foi necessário um pedido de descentralização de recursos do ministério, feito à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e ao Tesouro Nacional, concedido na data de ontem. O pedido, encaminhado à SOF no dia 07 de fevereiro, seguiu todos os trâmites necessários e ocorreu em função da Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não ter sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.
A fatura da Operação Carro-Pipa, no valor de R$ 50 milhões, superou a capacidade orçamentária disponível para cobrir simultaneamente essa despesa e os custos administrativos do MIDR. Com a aprovação da LOA prevista para março, os fluxos serão normalizados.
Com informações do Cidade Verde