Em Santa Quitéria, 660 eleitores podem ter o Título Eleitoral cancelado por não comparecerem às últimas três eleições e não regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Segundo o Cartório Eleitoral da 54ª Zona, esses eleitores não justificaram a ausência nem efetuaram o pagamento da multa.
Em Hidrolândia, 306 eleitores estão sujeitos ao cancelamento do título, enquanto em Catunda o número chega a 213. A regularização deve ser feita até o dia 19 de maio.
O cancelamento, no entanto, não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo, como pessoas com mais de 70 anos e não alfabetizadas.
Veja como regularizar a situação:
Para regularizar a situação, o eleitor deve acessar o site de Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e selecionar a opção "Débito Eleitoral". Após fornecer informações como CPF, nome da mãe, nome do pai e data de nascimento, ou utilizando o aplicativo e-Título, é possível verificar se há pendências. Caso existam débitos, o sistema emitirá um boleto para pagamento das multas, que pode ser quitado via Pix ou por boleto bancário. Com a confirmação do pagamento, a situação eleitoral será regularizada.
Para quem prefere atendimento presencial, é possível comparecer diretamente ao cartório eleitoral do município.
Caso o Título seja cancelado,a pessoa não poderá votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, conseguir empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual seja exigida quitação eleitoral.