O Ceará celebra na terça-feira, 25 de março, a Data Magna, que marca a abolição dos escravizados no estado, ocorrida em 1884. O estado foi a primeira província brasileira a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. A data é uma forma de lembrar o pioneirismo do Ceará em acabar com a escravidão, antes de qualquer outro estado do país. O feriado vale para todo o Ceará, e alguns serviços e comércios terão mudanças no funcionamento.
Comércio
Com relação ao comércio lojista, 25 de Março (Data Magna do Estado) é um feriado negociado conforme Convenções Coletivas de Trabalho. Desta forma, os estabelecimentos podem decidir se abrem ou não.
Bancos
Como de costume, as agências bancárias não vão funcionar para atendimento na terça-feira (25), retomando o horário normal de funcionamento no dia seguinte, 26 de março. Caixas eletrônicos, no entanto, estarão disponíveis.
Supermercados
De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), supermercados funcionam normalmente no Ceará no feriado da Carta Magna.
Enel
As lojas de atendimento fecham na terça-feira e reabrem normalmente a partir de quarta. No entanto, área técnica e atendimento ao cliente funcionarão. É possível entrar em contato através da Central de Relacionamento (0800.285.0196), e das redes sociais Facebook e Twitter, pelo app Enel Ceará e também enviado um “Olá” para o WhatsApp (21) 99601-9608.
Bares e restaurantes
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE), Os bares e restaurantes vão funcionar em regime normal durante o feriado, conforme o horário estabelecido por cada um deles.
Correios
Em virtude do feriado estadual da Data Magna do Ceará, não haverá atendimento nas agências dos Correios. As atividades de atendimento e distribuição serão retomadas na quarta-feira (26/03).