Um homem identificado como João Victor Fernandes de Andrade foi preso dentro de casa na última quinta-feira (24) por envolvimento em um esquema criminoso que utilizava drones para tentar transportar celulares, armas, drogas e outros materiais ilícitos para dentro de presídios no Ceará. A prisão foi realizada durante uma operação conjunta entre a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Coordenadoria de Inteligência, e a Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Ceará (PCCE).
A investigação teve início após policiais penais frustrarem duas tentativas de uso de drones no Complexo Prisional de Itaitinga. Os equipamentos foram interceptados e derrubados pelas equipes de segurança, que conseguiram recolher os ilícitos transportados e iniciaram diligências para identificar e localizar o operador dos aparelhos.
O trabalho de inteligência levou os agentes até João Victor, que foi surpreendido em sua casa com diversos materiais suspeitos. Entre os itens apreendidos estão
Segundo a SAP, a operação demonstra a eficiência da polícia penal no combate ao crime organizado e à entrada de objetos proibidos nas unidades prisionais. “Nossa polícia penal está atenta, preparada e atuando de forma integrada com as forças de segurança. Entre 2024 e 2025, já conseguimos interceptar e derrubar 20 drones utilizados por criminosos”, afirmou a secretaria em nota oficial.
João Victor Fernandes de Andrade foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e tentativa de introdução de ilícitos em unidade prisional. Ele permanece à disposição da Justiça.