22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Macaco-prego acorrentado é resgatado pela Guarda Municipal em bairro de Fortaleza

A ação da Guarda Municipal contou com apoio de especialistas e fez o encaminhamento do animal para reabilitação

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
02/05/2025 às 11h35
Macaco-prego acorrentado é resgatado pela Guarda Municipal em bairro de Fortaleza
Reprodução

Um macaco-prego foi resgatado pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), nesta quinta-feira (1º), após o animal ser avistado no bairro Bonsucesso, com uma corrente presa à cintura. A operação foi realizada por meio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), com o apoio ainda de instituições especializadas em proteção animal.

Os agentes da Guarda, acompanhados de uma veterinária do Instituto Pró-Silvestre e de um biólogo da Secretaria de Proteção Animal do Estado do Ceará, dirigiram-se ao local onde o animal havia sido avistado pela última vez e instalaram armadilhas para a captura dele. Após a contenção, a veterinária e o biólogo realizaram a sedação e removeram a corrente que envolvia o corpo do animal, provável indicativo de cativeiro ilegal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após os primeiros cuidados, o macaco-prego foi encaminhado à sede do Instituto Pró-Silvestre, para receber tratamento adequado e avaliação para reabilitação.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a posse de macacos-prego sem autorização configura crime ambiental, sujeitando os responsáveis a multas e até prisão. Além disso, a manutenção em cativeiro expõe os animais a sofrimento e situações de maus-tratos.

A população pode acionar a Inspetoria de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Fortaleza para o resgate de animais silvestres por meio do número 190, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).