A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) informou nesta terça-feira (13) que mais de 40 pessoas foram presas e outras 98 foram denunciadas por envolvimento em atividades criminosas destinadas a influenciar o resultado das eleições para a Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no ano passado.
Em nota, a pasta destacou que o inquérito policial que investigou a atuação da quadrilha foi concluído e encaminhado à Justiça.
A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) acrescentou que o inquérito foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) com o indiciamento dos envolvidos. No entanto, não foram divulgados o número de indiciados nem a data em que o documento foi enviado.
Durante uma operação realizada em setembro, a Polícia Civil prendeu um grupo acusado de interferir nas eleições municipais de Caucaia. De acordo com a corporação, os suspeitos intimidavam eleitores, interferiam em campanhas e extorquiam candidatos.
Entre os alvos dos acusados estavam o atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), que era candidato na época, e a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que também disputava o cargo.
A Polícia Civil destacou que todos os detidos já tinham antecedentes criminais, incluindo tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa.