O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou ao Papa Leão XIV, uma carta na qual o presidente Lula (PT) o convida para uma visita ao Brasil, em especial para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que ocorrerá em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro. Na carta, o chefe do Executivo também lembrou que as relações entre o Brasil e a Santa Sé completarão 200 anos em 2026.
Neste domingo (18), Alckmin esteve representando o País na missa que celebrou o pontificado do novo Papa. Segundo o vice, foi uma honra poder representar o Brasil na ocasião. Ainda de acordo com ele, que está em Roma desde sábado (17), ao promover a paz, Leão XIV traz uma “grande esperança para toda a humanidade”. Alckmin se reuniu com os cardeais brasileiros e com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, na embaixada do Brasil da Santa Sé.
Na COP, líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutirão ações para combater as mudanças climáticas.