20°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Energia furtada no Ceará em 2024 daria para abastecer quatro dos principais municípios do estado

Enel informou que a quantidade de energia desviada abasteceria Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral durante um ano.

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: G1 Ceará
21/05/2025 às 09h00
Energia furtada no Ceará em 2024 daria para abastecer quatro dos principais municípios do estado
Foto: Enel/Reprodução

A quantidade de energia elétrica furtada no Ceará, em 2024, seria suficiente para abastecer Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral durante um ano. As informações foram repassadas pela Enel, distribuidora de energia elétrica no estado, nesta terça-feira (20).

No ano todo, a quantidade de energia elétrica furtada no Ceará atingiu o índice de 1,42 TWh (Terawatt-hora). A Enel reforçou que os furtos de energia, conhecidos popularmente como “gatos”, além de serem crime, representam um grave risco à segurança da população.

Entre janeiro e abril de 2025, a Enel identificou mais de 11 mil casos de furto de energia elétrica em todo o Ceará. Nesse período, a distribuidora realizou 46.550 fiscalizações técnicas e, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública, promoveu 80 operações especiais, que resultaram em 27 prisões em flagrante por furto de energia.

Em 2024, as ações de fiscalização identificaram 38.307 casos de fraude na rede elétrica, após mais de 156 mil inspeções técnicas e 135 operações conjuntas, que levaram à prisão em flagrante de 37 pessoas.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, inclusive causando acidentes não somente com aqueles que manipulam a rede elétrica de forma indevida.