Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26) exclusivamente por meio da Página do Participante. O prazo termina no dia 6 de junho.
Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou que as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade só podem ser feitas pelos sistemas oficiais da autarquia.
“Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude”, destacou a entidade.
Como fazer a inscrição
O passo a passo para se inscrever no Enem 2025 é simples e pode ser realizado em poucos minutos. O candidato deve acessar a Página do Participante e fazer login utilizando sua conta Gov.br. Caso não tenha cadastro, é necessário criar uma conta seguindo as orientações do site.
Ao acessar o sistema, o participante deve preencher seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento (exatamente como consta na Receita Federal), endereço, entre outros. O sistema também solicita informações sobre cor/raça, estado civil, nacionalidade e se há necessidade de atendimento especializado ou recursos de acessibilidade durante a prova.
O candidato deve escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e responder ao questionário socioeconômico, que coleta informações sobre renda familiar e acesso a itens básicos. Além disso, é obrigatório enviar uma foto atual para identificação no dia da prova.
Após preencher todos os campos, o participante deve revisar as informações e finalizar a inscrição. Para quem não obteve isenção da taxa, é necessário gerar o boleto (gerado na Página do Participante) e efetuar o pagamento de R$ 85,00 até o dia 11 de junho, segundo o Inep, não haverá prorrogação do prazo. O pagamento pode ser feito via boleto bancário, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
Provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em língua portuguesa.
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e provas objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.
Já no segundo dia, serão feitas as provas de matemática, química, física e biologia. Nesta data, a aplicação terá cinco horas de duração.
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.
Reaplicação
Ainda de acordo com o edital, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.