22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Estudantes com dívidas do Fies poderão renegociar contratos a partir de novembro

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25), valerá até 31 de dezembro de 2026

29/07/2025 às 16h52
Por: Fonte: GCmais
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Agencia Brasil
Foto: Reprodução / Agencia Brasil

O Governo Federal anunciou, nesta semana, que estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados a partir de 2018 poderão renegociar suas dívidas a partir de 1º de novembro de 2025. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira (25), valerá até 31 de dezembro de 2026.

Segundo a Resolução nº 64/2025, a renegociação é voltada para estudantes inadimplentes há mais de 90 dias, contados até 31 de julho de 2025. O novo modelo permite o parcelamento do saldo devedor em até 180 vezes, com parcelas mínimas de R$ 200. Além disso, haverá desconto de 100% sobre os encargos moratórios, como juros e multas por atraso.

Continua após a publicidade
Anúncio

A solicitação deverá ser feita diretamente junto ao agente financeiro do contrato. A formalização será realizada por meio de termo aditivo ao contrato original, com a concordância do estudante e, quando for o caso, de seus fiadores.

A renegociação não inclui valores relativos à coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias, que deverão ser negociados separadamente com as universidades.

A medida também abrange contratos com dívida honrada pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), desde que dentro das regras do fundo. Durante o período de vigência da resolução, ficam suspensas novas solicitações de cobertura de inadimplência pelo FG-Fies.

Em caso de descumprimento das novas condições acordadas, os nomes dos estudantes e fiadores poderão ser inseridos em cadastros de inadimplência.

Santa Quitéria, CE
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

24° Sensação
6.37km/h Vento
69% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h21 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Ter 37° 22°
Qua 38° 22°
Qui 38° 22°
Sex 37° 24°
Sáb 38° 23°
Atualizado às 00h35
Publicidade
Publicidade