A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, nesta sexta-feira (30), o resgate de oito aves silvestres mantidas em cativeiro em uma residência no bairro de Fátima, em Juazeiro do Norte. Um homem de 47 anos foi detido por crime ambiental.
Durante patrulhamento de rotina, a equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) visualizou o homem limpando gaiolas em frente à casa. Ao se aproximarem, os policiais identificaram aves silvestres dentro do imóvel. O suspeito, ao ser questionado, afirmou não possuir autorização legal para a criação dos animais.
Entre os animais resgatados estavam dois golinhas, dois canários-da-terra, um bico-de-prata, um bigode, um azulão e um caboclo. As espécies estão entre as mais comuns vítimas do tráfico e manutenção ilegal em cativeiro.
O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. As aves silvestres apreendidas foram encaminhadas à ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem veterinária e processo de reabilitação antes de serem devolvidas ao habitat natural.