20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Primeira parcela do 13º dos servidores do Ceará será paga em 1º de julho, anuncia Elmano

Ao todo, cerca de 180 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, serão beneficiados

Josyvânia Monteiro
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: GCmais
02/06/2025 às 16h02
Primeira parcela do 13º dos servidores do Ceará será paga em 1º de julho, anuncia Elmano
Foto: Reprodução / Carlos Gibaja / Casa Civil do Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou na tarde desta segunda-feira (2) que a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais será paga no dia 1º de julho. Ao todo, cerca de 180 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas, serão beneficiados.

De acordo com o governo, a antecipação, somada à folha regular, vai injetar mais de R$ 2 bilhões na economia cearense em julho.

“Essa medida movimenta o comércio e aquece o mercado local. É dinheiro circulando, gerando empregos e oportunidades para todos”, informou o governador Elmano de Freitas, nas redes sociais.

O 13º salário dos servidores estaduais é uma gratificação natalina paga aos funcionários públicos do estado, incluindo servidores ativos, inativos (aposentados) e pensionistas. Ele corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração recebida durante o ano, pago geralmente em duas parcelas: uma no meio do ano (antecipação) e outra no final do ano, geralmente em dezembro.

O pagamento do 13º salário é um direito garantido por lei, previsto tanto na legislação federal quanto na legislação estadual, e funciona como um reforço na renda dos trabalhadores no fim do ano. No caso dos servidores estaduais, ele é calculado sobre o salário base e, em alguns casos, inclui adicionais, gratificações e outros benefícios previstos no contracheque.