A secretária de saúde de Santa Quitéria, Ana Patrícia Ximenes, informou neste sábado (07), que até ontem, o município tinha quatro crianças internadas no Hospital Municipal com bronquiolite, doença cujo surto generalizado na região preocupa pais e equipes de saúde.
Um desses pacientes é um bebê de três meses, que apresenta um quadro mais grave e que desde a noite, tenta-se a transferência dele para Sobral, o que não tem sido possível por falta de leitos. Inclusive, o Hospital Regional Norte já tem devolvido pacientes para suas cidades de origem, por não comportar a alta demanda e para que permaneçam acompanhados nas unidades locais.
A realidade afeta não somente o HRN, mas também ao Hospital Dr. Estevão e a Santa Casa. Houve abertura de leitos entre ontem e hoje, numa força-tarefa, mas ainda assim, não foi suficiente.
“Pode ter um aumento de internamento e de fluxo de pessoas, então peço um pouco de paciência, porque vamos receber pacientes que estão esperando, pra conseguir internar os mais graves que necessitam de leitos e pontos de oxigênio”, frisou em entrevista à FM 97.3.
Como medidas mais urgente, estão sendo ampliados os leitos de pediatria no Hospital Municipal e há conversas com a Secretaria de Educação, para buscar reduzir riscos para os pequenos, pedindo a compreensão aos pais que, aqueles que estejam com sintomas gripais não sejam enviados às aulas.
Ana Patrícia afirmou que, há aproximadamente um mês, Santa Quitéria já vinha se preparando para um pico de doenças respiratórias, tendo triplicado o abastecimento de medicamentos, bala de oxigênio e médicos, além de abrir o Centro de Saúde Dr. Otávio Lobo aos finais de semana. Ele também conclamou para que grupos prioritários procurem se imunizar contra a influenza.
“A Secretaria está medindo todos os esforços para dar um atendimento de qualidade. A gente precisa combater e quebrar essa cadeia de contaminação”, completou.