20°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Bolsonaro nega ter incentivado atos do 8/1 e chama de 'malucos' apoiadores que pedem intervenção militar

Ex-presidente negou ter incentivado apoiadores a invadirem as sedes dos Três Poderes

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: G1
10/06/2025 às 23h06
Bolsonaro nega ter incentivado atos do 8/1 e chama de 'malucos' apoiadores que pedem intervenção militar
Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta terça-feira (10), ter incentivado qualquer movimentação antidemocrática em 8 de janeiro de 2023, e afirmou que, mesmo sem aval dele, existem "malucos" que pedem por um novo AI-5, uma intervenção militar no país.

"Tem os malucos que ficam com essa ideia de AI-5, de intervenção militar das Forças Armadas... que os chefes das Forças Armadas jamais iam embarcar nessa só porque o pessoal estava pedindo ali", afirmou o ex-presidente.

Durante o interrogatório nesta terça, Bolsonaro foi questionado sobre as manifestações conta o resultado das eleições, e frisou que fez um vídeo pedindo a desobstrução das vias: "Se eu almejasse um caos no Brasil, era só ficar quieto". "Nós repudiamos tudo isso aí. Com todo respeito, doutor Paulo Gonet, não procede que eu colaborei com o 8 de janeiro. Não tem nada meu ali, estimulando aquela baderna que nós repudiamos", disse.

Ele também disse que, antes de viajar para os Estados Unidos, fez uma live em que afirmou que não queria confronto. Declarou que não estimulou que ninguém fizesse nada ilegal, e que esteve recluso no Alvorada.