Uma adolescente de 16 anos fez a diferença no local onde uma motocicleta pegou fogo em um estacionamento, na noite desta quarta-feira (11), em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Ela foi aplaudida após controlar as chamas com um extintor de incêndio do estabelecimento.
Isso porque, de 2023 a 2024, ela foi aluna do curso Jovem Brigadista de Valor (JVB), em uma parceria da escola com o Corpo de Bombeiros do Ceará.
No projeto social, alunos de 14 a 17 anos aprendem noções de combate a incêndio, salvamento aquático, defesa civil e atendimento pré-hospitalar, dentre outros conteúdos. Após participar da turma Bravo 1, Lídia é certificada como brigadista.
A ação aconteceu por volta das 18h30, no bairro Triângulo. A adolescente viu que muitas pessoas tentavam, com baldes de água, apagar o fogo da motocicleta que havia explodido. Ela resolveu agir quando percebeu que as pessoas não estavam localizando o extintor de incêndio.
O estacionamento fica em frente a um local que oferece cursos preparatórios. Ao receber o extintor de pó químico no estabelecimento, Lídia pensou em levar o equipamento para outra pessoa.
No entanto, a jovem mudou de ideia no caminho e extinguiu as chamas da motocicleta. Com o procedimento, a situação foi controlada. Ninguém ficou ferido.
“Todo mundo aplaudiu, era como se eu tivesse terminado de fazer o meu trabalho. Pra mim, foi como mais uma situação prática da vida, nós tivemos vários treinamentos com diferentes tipos de extintores. E eu acho que o mundo deveria ter mais pessoas com esse conhecimento, pois muitas pessoas passam por momentos como esse”, contou Lídia ao g1.
Dentre os conhecimentos que ela aplicou, estava o de direcionar a carga do extintor para a base de onde o fogo se originava. Outro detalhe foi observar a direção do vento, que poderia atrapalhar o procedimento.