Uma tentativa de linchamento mobilizou a Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza, após um assalto a um ônibus do transporte coletivo. A ocorrência se deu na Avenida João Pessoa. Segundo a PM, um homem que roubou os passageiros do coletivo chegou a ferir duas pessoas durante a ação e, ao tentar fugir, foi alcançado por populares, que o agrediram na rua.
De acordo com testemunhas, o suspeito entrou no coletivo e anunciou o assalto. O ônibus parou na Avenida João Pessoa, momento em que o criminoso desceu e tentou escapar, pela praça próxima ao local. Vítimas do assalto também desceram do ônibus e alertaram a população sobre o ocorrido, o que resultou em uma rápida reação dos moradores que estavam no entorno.
Durante a fuga, o assaltante utilizava um simulacro de arma de fogo e uma faca, com a qual feriu duas pessoas, uma delas no pescoço. Um dos passageiros relatou que pagou a passagem de dois indivíduos – uma mulher e um homem – que estavam no coletivo e acabou sendo vítima desse mesmo casal, que em seguida anunciou o assalto. Ele, ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza, disse ter perdido cerca de R$ 1 mil, além de ter o celular roubado. “Eles tentaram me matar e ainda furaram outro rapaz no pescoço”, contou o vendedor ambulante.
Enquanto o homem que assaltou o ônibus foi detido e sofreu agressões por parte da população, a mulher que o acompanhava conseguiu fugir, levando pertences das vítimas. O suspeito permaneceu no local, aguardando atendimento médico, após ser ferido durante a tentativa de linchamento.
Equipes de socorro prestaram os primeiros atendimentos às vítimas no local. Um dos socorristas informou que a gravidade dos ferimentos exigia que uma das vítimas fosse encaminhada ao hospital por meios próprios. A Polícia Militar se dirigiu ao local para averiguar o ocorrido.