A derrota do prefeito cassado Braguinha hoje (1º) no TRE-CE era algo dado como certo e irreversível, para a maior parte dos correligionários e para a população de Santa Quitéria, no todo. Eram muito remotas as chances de que ele conseguisse virar o jogo em segunda instância, do Tribunal reformar a primeira decisão.
Durante todo o julgamento, os desembargadores deixaram claro ser o "mais emblemático" e "mais grave" caso analisado pela Justiça Eleitoral, pela robustez das provas e episódios, levando assim a este duro posicionamento.
A considerar pela sessão de hoje, os advogados Fernandes Neto e Waldir Xavier deverão recorrer para Brasília apostando nas preliminares – que foram todas rejeitadas, como forma de derrubar e ser reintegrado ao cargo.
O próprio Braguinha também já deixou claro (como 2+2=4), que provará sua inocência e conseguirá retornar à Prefeitura. Sabe que não será um caminho fácil até o TSE, com muitos percalços e a pecha de um processo nacional, mas não abre mão da sua persistência.
Até o momento, os advogados de defesa não se manifestaram sobre o resultado desta terça.