Com 12 anos e no 6º ano do ensino fundamental, o estudante Lucca Fontes conseguiu um resultado desejado por quem está no ensino médio e cursinhos: foi aprovado em vestibular de universidade pública. O adolescente prestou o processo seletivo do curso de matemática da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
"Eu adoro estudar, especialmente matemática. Devido aos meus resultados em olimpíadas, meus pais decidiram testar meu conhecimento no vestibular. Nossa primeira surpresa foi a nota de redação. Eu tirei 59/60 pontos. Poucos dias depois, saiu o resultado e ficamos muito felizes", disse Lucca.
"Eu gosto de solucionar problemas e sonho em, algum dia, ser aprovado no ITA", revelou o estudante.
Lucca estuda no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) — instituição em que ele passou em primeiro lugar na seleção para o 6º ano. Foi, inclusive, após a aprovação nesse processo seletivo que veio a ideia de tentar o vestibular da Uece.
“Quando terminou os estudos para o Colégio Militar, ele disse: ‘e agora? O que é que eu vou fazer? O que eu vou estudar? Como é que vai ser?’. Aí meu marido começou a pesquisar, e viu que era comum algumas crianças realizarem [vestibular]. Ele teve a ideia e matriculou”, explicou Andressa Fonte, mãe de Lucca.
“Ele estuda porque ele gosta. Ele tem uma afinidade específica pela matemática, e hoje a gente se preocupa e trabalha as outras questões, das questões sociais, do lazer, da diversão, de ser criança. Ou seja, fazendo o intermédio para que ele não deixe de ser criança, para que ele tenha uma vida equilibrada”, disse.
Ela falou que a aprovação veio na segunda tentativa. Lucca fez o vestibular para o primeiro semestre de 2025, mas se atrapalhou com a redação. Então, os pais decidiram inscrevê-lo novamente, para o segundo semestre deste ano. Nessa segunda vez, ele conseguiu resultado que lhe garantiria uma vaga. No entanto, o adolescente não consegue se matricular na universidade, pois não tem a idade mínima estipulada pela instituição.