Renato Paiva será o novo técnico do Fortaleza após a saída de Juan Pablo Vojvoda. Clube e treinador acertam os últimos detalhes do contrato, e a oficialização deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (17).
Recém-saído do Botafogo, Paiva deixou o comando da equipe carioca menos de 48 horas após a eliminação para o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. No Fortaleza, o técnico português terá um grande desafio: tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão e, ao mesmo tempo, preparar a equipe para as oitavas de final da Libertadores.
O Leão estava sem treinador desde a última segunda-feira (4), quando Juan Pablo Vojvoda deixou o comando da equipe. Antes de avançar nas negociações com Renato Paiva, o clube tentou acerto com Ramón Díaz, ex-Corinthians, que deve assumir o Olimpia, do Paraguai. A diretoria também procurou Tite, que recusou o convite por questões médicas, e o argentino Luis Zubeldía, ex-São Paulo, que prontamente rejeitou a proposta.
O Fortaleza estava sob o comando do técnico interino Léo Porto, que dirige a equipe sub-20 do clube.
Nascido em Pedrógão Pequeno, no norte de Portugal, Renato Paiva tem 55 anos e iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base do Sport Lisboa e Benfica. No clube, passou pelo sub-17, depois sub-19, com o qual foi vice-campeão nacional, até chegar ao comando do Benfica B. Por cerca de seis meses, chegou a assumir interinamente a equipe principal.
Em 2021, viveu sua primeira experiência internacional, ao assumir o Independiente del Valle, do Equador. No mesmo ano, conquistou o título do Campeonato Equatoriano.
Na sequência, teve uma passagem breve pelo León, do México, antes de ser contratado pelo Bahia. Em abril de 2023, conquistou o título do Campeonato Baiano, mas acabou deixando o clube após uma temporada marcada por altos e baixos, sob pressão da torcida. Em seguida, retornou ao México para comandar o Toluca.
Em 27 de fevereiro de 2025, foi anunciado como técnico do Botafogo, substituindo o compatriota Artur Jorge. Embora tenha sido demitido após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, nos acréscimos da semifinal da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Paiva teve momentos expressivos à frente do time carioca, como a vitória sobre o Paris Saint-Germain, atual campeão francês e da Liga dos Campeões, ainda na fase de grupos. No total, comandou o Alvinegro Carioca em 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas.