21°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Motorromaria de São Francisco acontecerá no dia 21 de setembro partindo de Fortaleza à Canindé

Dezenas de coordenadores de romarias estiveram reunidos no Salão Paroquial do Santuário de São Francisco para alinhar os preparativos.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Portal GCMAIS
12/08/2025 às 07h40
Motorromaria de São Francisco acontecerá no dia 21 de setembro partindo de Fortaleza à Canindé
Foto: Reprodução

A próxima edição da tradicional Motorromaria de São Francisco, que reúne milhares de motociclistas em um grande ato de fé e devoção, está marcada para o dia 21 de setembro. O evento, que há 39 anos parte de Fortaleza com destino a Canindé, deve reunir participantes de várias regiões do Ceará e até de outros estados. Na última semana, dezenas de coordenadores de romarias estiveram reunidos no Salão Paroquial do Santuário de São Francisco para alinhar os preparativos.

Frei Gilmar, reitor do Santuário, reforçou a importância da segurança durante os festejos. “Nós, enquanto santuário, vamos conversar com as autoridades do âmbito municipal, estadual, para que também possamos chegar até o órgão federal para que se tenha esse cuidado maior. Fica aqui o nosso apelo também para todos esses órgãos para que na festa desse ano realmente os nossos rumbeiros se sintam mais seguros e assim possam participar dos nossos festejos.”

Criada em 1984 por Édson Maia, a Moto Romaria surgiu como um gesto de agradecimento após um acidente de trânsito. Hoje, ele coordena o evento e vê a romaria como um símbolo de fé e superação. “A Motorromaria é um evento de fé, um evento de peregrinação, que nós todos os romeiros saímos de nossa cidade para a avenida, para a proteção de São Francisco. E pedindo a Deus a proteção, que todos cheguem a Canindé com paz, sorte e saúde.”

No dia do evento, os motociclistas serão recebidos na Praça dos Romeiros, onde participam de homenagens e seguem pelas ruas de Canindé até o Santuário de São Francisco. Um dos momentos mais esperados é a bênção dos capacetes, simbolizando o pedido de proteção a todos que trafegam sobre duas rodas, seja por trabalho, devoção ou aventura.

Rodesio Silva, coordenador de Romarias do Santuário, destacou a expectativa pela chegada dos fiéis. “Se Deus quiser, chegando a festa de São Francisco, tudo estará pronto em vista dessa boa acolhida para todos os turistas, romeiros e romeiras que estarão no nosso santuário.” A expectativa é de que a edição deste ano seja marcada por fé, emoção e uma grande mobilização de fé sobre duas rodas.