A Defensoria Pública de Santa Quitéria tem recebido diversas denúncias de assistidos que vêm sendo alvo de supostas cobranças relacionadas a processos em andamento na instituição. Toda cobrança do tipo é golpe, já que todos os atendimentos são gratuitos.
Os criminosos, que se passam pelo próprio órgão ou por defensores públicos, enviam mensagens por meio do aplicativo WhatsApp para assistidos que têm processos judiciais ajuizados pela instituição. Nessas abordagens, os golpistas afirmam que há valores a receber, mas exigem a quitação de supostas pendências para a liberação. Entre os falsos argumentos usados, estão o pagamento de tributos, dívidas, custas de cartório ou honorários advocatícios.
Em alguns casos, as mensagens chegam acompanhadas de dados pessoais e até do número do processo da vítima, o que aumenta a sensação de credibilidade. Uma das pessoas lesadas chegou a transferir R$ 7 mil antes de perceber que se tratava de golpe e procurar a Defensoria.
A instituição reforça que os assistidos são isentos de qualquer cobrança em todas as etapas processuais e alerta para desconfiar de ligações ou mensagens que solicitem dados bancários, transferências ou pagamentos vinculados ao recebimento de valores judiciais.
Para quaisquer dúvidas, podem se dirigir ao próprio núcleo, que funciona dentro do Fórum Escrivã Maria Eliane Fernandes Gomes (Loteamento Orlando Magalhães) ou pelo telefone/WhatsApp (85) 98976-5639.