21°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Enel alerta para queimadas perto da rede elétrica; segundo semestre de 2024 teve 86% dos casos

Até junho de 2025, o Ceará já contabilizou 4.862 focos de queimadas, com tendência de aumento nos próximos meses

Rita de Cássia
Por: Rita de Cássia Fonte: GC Mais
22/08/2025 às 09h26
Enel alerta para queimadas perto da rede elétrica; segundo semestre de 2024 teve 86% dos casos
Foto: Reprodução

Com a chegada do segundo semestre e a intensificação de ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade do ar, a Enel Distribuição Ceará emitiu um alerta para o aumento do risco de queimadas no estado. Em 2024, foram registrados 31.276 focos de incêndio, sendo 86% deles (26.908) apenas no segundo semestre, segundo o Sistema de Monitoramento e Alerta da distribuidora. Municípios como São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Crateús, Granja e Itapipoca estão entre os mais afetados.

Até junho de 2025, o Ceará já contabilizou 4.862 focos de queimadas, com tendência de aumento nos próximos meses. A Enel destaca que, além dos impactos ambientais, as queimadas representam grande risco para o sistema elétrico, podendo causar curtos-circuitos, danos à estrutura da rede e interrupções no fornecimento de energia. O fogo próximo à fiação pode, inclusive, comprometer a segurança da população e causar acidentes graves.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para mitigar os impactos, a distribuidora mantém um monitoramento em tempo real 24 horas por dia, realizado pelo Centro de Operações da Enel. Esse trabalho utiliza imagens de satélite com dados fornecidos pela Climatempo e tem como objetivo antecipar ações de manutenção e resposta rápida em caso de falhas no abastecimento. A empresa reforça que o foco principal é preservar o fornecimento de energia com segurança para todos os clientes.

As regiões mais afetadas em 2024 incluem as macrorregiões Centro-Norte (7.365 focos), Centro-Sul (4.886), Norte (4.827) e Sul (3.661). Em áreas urbanas, as queimadas ocorrem principalmente em terrenos baldios com vegetação seca e lixo acumulado. A Enel reforça que ações preventivas, como a limpeza de terrenos e o descarte adequado de resíduos, são fundamentais para evitar novos focos de incêndio.

A companhia orienta que nenhuma queima seja realizada próxima à rede elétrica, mesmo que pareça controlada. As consequências podem incluir danos a equipamentos, interrupções no serviço e risco à vida. A população também é alertada para não soltar balões, não queimar lixo doméstico e não usar o fogo para limpar terrenos, além de evitar pipas perto de linhas de transmissão.

Em caso de foco de incêndio ou fumaça suspeita, a orientação é entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.