Beneficiários do INSS devem redobrar a atenção com mensagens de celular e ligações que solicitam a realização da prova de vida. Os contatos, que muitas vezes vêm acompanhados de links suspeitos ou informações falsas, são golpes que têm como alvo principal aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O alerta é reforçado pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que afirma que a prova de vida oficial é feita de forma automática e segura, por meio do cruzamento de dados do governo federal, sem necessidade de envio de links ou pedidos de informações por telefone.
Eberson de Sousa, beneficiário do BPC e deficiente visual, conta que recebeu uma ligação suspeita recentemente: “Eles me ligaram dizendo que a minha previdência estava se vencendo e que iam enviar um link para o meu WhatsApp informando que eu tinha que entrar nesse link, mas não precisava nem dar nenhum dado pessoal. Eu descartei, eu não dei bola para isso, porque me disseram que era golpe.”
Segundo Kelson Martins, gerente executivo do INSS em Fortaleza, esse tipo de abordagem é indevida:
“O segurado, todo mês, quando vai receber o pagamento bancário, recebe a notificação se precisa fazer a prova de vida ou não. Mas geralmente ele nem está recebendo muito, porque 90% já foi feita.”
Ele explica que o cruzamento de dados considera informações de atendimentos hospitalares, compra de medicamentos em farmácias populares e registros biométricos na Justiça Eleitoral. Quem tiver dúvidas pode consultar a situação pelo telefone 135 ou no aplicativo “Meu INSS”.