Para capacitar professores e gestores no atendimento educacional especializado (AEE) de alunos atípicos, o Ministério Público do Ceará lançou, na terça-feira (26/08), o projeto “Caminhos da Inclusão”, que contou com a adesão de 18 municípios do estado, incluindo Santa Quitéria. Assinaram o acordo, a procuradora do Município, Bárbara Linhares e a secretária de Educação, Eliane Maciel.
O MP e a Secretaria de Educação destacam o projeto como um símbolo do compromisso com estudantes, famílias e educadores que acreditam na força da inclusão, buscando tornar o sistema mais inclusivo e sensível às necessidades.
De autoria do promotor de Justiça Rodrigo Calzavara, “Caminhos da Inclusão” surgiu da constatação da ausência do AEE para alunos diagnosticados com TEA na comarca de Chaval, em que o membro atuou. Diante disso, desde 2022, passaram a ser realizadas palestras com intuito de promover a capacitação, não apenas em Chaval, mas em outras cidades vizinhas.
Para sua execução, foi desenvolvido um material audiovisual com profissionais de diversas áreas de atuação, que explicam as particularidades do atendimento especializado de alunos atípicos em cada área.