24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

OMS alerta sobre aumento de casos de Chikungunya no Brasil: “risco de nova epidemia”

No Brasil, pelos dados do Ministério da Saúde, a maior concentração de casos em 2025 está no Centro-Oeste

03/09/2025 às 11h11
Por: Rita de Cássia Fonte: Ceará Agora
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Acendeu a luz amarela no Brasil, após o alerta global da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o aumento acelerado dos casos de chikungunya em 2025, com risco de uma nova epidemia. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, em 2025, até 29 de agosto (semana epidemiológica 35), foram notificados 119.923 casos prováveis, com 110 óbitos confirmados e 70 em investigação.

Apesar de representar redução de cerca de 55% em comparação ao mesmo período de 2024, o volume ainda é expressivo e mantém o alerta para circulação intensa do vírus. O coeficiente de incidência no período foi de 56,4 casos por 100 mil habitantes. Segundo os especialistas, os dados permanecem preocupantes, O receio é que os números se aproximem daqueles observados em 2024, quando se confirmaram 267.352 e 161 mortos — incidência de 125,1 casos por 100 mil habitantes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Alerta

No Brasil, pelos dados do Ministério da Saúde, a maior concentração de casos em 2025 está no Centro-Oeste, com mais de 64 mil casos, do total de 119.923. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os mais alarmantes, o que levou ao reforço de ações de combate ao mosquito transmissor da doença.

Com a resistência do Aedes aegypti a inseticidas, as medidas de controle continuam centradas na eliminação de criadouros, manutenção de caixas d'água tampadas e descarte correto de materiais que acumulam água, como pneus e garrafas. A OMS orienta ainda proteção individual, com roupas compridas, repelentes e mosquiteiros, principalmente no início da manhã e no final da tarde, quando o mosquito é mais ativo.

Santa Quitéria, CE
26°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

27° Sensação
2.87km/h Vento
58% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h25 Nascer do sol
05h34 Pôr do sol
Dom 37° 23°
Seg 36° 23°
Ter 37° 22°
Qua 37° 23°
Qui ° °
Atualizado às 22h13
Publicidade
Publicidade