22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

“O ‘ouro branco’ está de volta”: Elmano sanciona lei que fortalece produção de algodão no Ceará

No Legislativo estadual, o projeto que cria o Programa Estadual de Fortalecimento e Revitalização da Cotonicultura foi aprovado neste último mês de agosto

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Opinião CE
07/09/2025 às 17h50
“O ‘ouro branco’ está de volta”: Elmano sanciona lei que fortalece produção de algodão no Ceará
Foto: Helene Santos/Casa Civil

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou nesta sexta-feira (5) a Lei que cria o Programa Estadual de Fortalecimento e Revitalização da Cotonicultura. A política, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) neste último mês de agosto, tem como objetivo retomar a produção daquele que já foi o principal produto do Estado.

O algodão, que já foi conhecido como “ouro branco” no Estado, era o principal produto da economia cearense até meados da década de 1980. No Legislativo, tanto a base do Governo como a oposição votaram de forma favorável ao projeto.

Continua após a publicidade
Anúncio

Por meio da ação, os produtores rurais cearenses cadastrados receberão sementes. Um edital para cadastramento vai ser lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). Além da pasta, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) vai cooperar para a realização do programa.

No edital de credenciamento, serão dispostas as condições de participação, as especificações e os critérios de qualidade do produto, além de prazos e condições de fornecimento. Os quesitos para o cadastramento são:

  • Identificação do produtor e da propriedade rural;
  • Comprovação de atividade agrícola compatível com a cotonicultura;
  • Apresentação de informações sobre capacidade de produção e área cultivável destinada ao algodão.

As sementes, que deverão ser utilizadas exclusivamente para o plantio, poderão ser distribuídas tanto por doação parcial ou integral quanto por ressarcimento parcial ou total do custo — ressarcimento de dinheiro gasto pelo produtor.